quinta-feira, 18 de junho de 2009

GESTAR II

GESTAR II –Sábado, 13 de junho de 2009
1ª Oficina do Caderno de Teoria e Prática (TP 3)
Formadora: Gianka S. Bezerril
Local: CENEP/RN
Data: 13/06/09


Parte I –

Após as saudações iniciais, expomos os objetivos da nossa aula:
1 - Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico;

2 - Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
3 - Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.
4 - Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literário;
5 - Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
6 - Caracterizar uma das formas de realização dos gêneros textuais.
A primeira parte da reunião foi reservada para comentários e sugestões a respeito dos assuntos e atividades focalizados nessas duas unidades. Retomamos as unidades 9 e 10 do TP3 desenvolvendo um estudo com explanação oral, debates e acompanhamento em slides dos conceitos de gênero textuais, competência sociocomunicativa e sua relação com o estudo dos gêneros; comentamos, também, acerca das sequências textuais, observando a predominância de uma sequência em detrimento de outras, na determinação da tipologia textual; e por último debatemos as finalidades do gênero e as maneiras de explorar os jogos de linguagem. O estudo foi bastante satisfatório, todos colocaram suas dúvidas e saberes sobre a temática. Foi um momento bastante elucidativo.

Parte II - Relato de experiência (50 minutos)

Aqui o objetivo é partilhar acertos e dificuldades, por isso, o cursista trouxe o resultado de sua prática por escrito para entregar ao Formador e apresentar aos colegas. Percebemos que alguns cursistas ainda relutam em trazer seus relatórios, preferindo expor suas experiências de forma oral, no entanto, o registro é sempre solicitado e indispensável na constituição de seu portifólio. Propomos a escolha de uma das atividades sugeridas nessas duas unidades sob o título de Avançando na prática pedagógica, os cursistas relataram como se deu essa experiência: planejamento, dificuldades teóricas encontradas, dificuldades de aplicação, resultados positivos deles e dos alunos e avaliação do alcance de seus objetivos propostos.
Vejam um pouco do relatório e do material produzido pelos cursistas em suas escolas:

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
SUBCOORDENADORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL – SUEF
GESTAR – PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

CURSO GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA


RELATÓRIO “AVANÇANDO NA PRÁTICA”


MÓDULO: TEORIA E PRÁTICA III
UNIDADES: 09 E 10

FORMADORA: GIANKA S. BEZERRIL

CURSISTA: MARINALVA DA SILVA AVELINO

Relatório referente aos procedimentos para desenvolver a Lição de Casa 2, página 187, Avançando na Prática, página 31, Teoria e Prática 3.

A atividade foi aplicada na Escola Estadual Casa do Menor Trabalhador. Com a turma 6º ano “B”, turno matutino, que no momento constava de vinte alunos. Devido ao curtíssimo prazo para a entrega desse relato, a prática ficou resumida a quatro aulas.
Tinha como objetivos:
· Trabalhar com o conhecimento intuitivo dos alunos em relação aos gêneros textuais, mostrando que estes se ligam a sua funcionalidade e ao seu uso.
· Perceber que nossa comunicação se dá por textos, que, por sua vez, se realiza em um gênero.
Os recursos utilizados na aplicação da atividade foram: pincéis atômicos, papel jornal, papel madeira, fita gomada, lápis, caneta, giz, quadro, gravuras do TP 3 e máquina fotográfica.
A turma foi dividida em grupos, sendo quatro com três elementos e dois com quatro. A cada grupo foram mostradas as gravuras do TP 3, páginas 15 e 16. Logo após, receberam uma folha de papel jornal, onde colocaram um significado para a palavra “Trabalho”, que foi escrita no quadro.
Em seguida, um representante de cada grupo leu a sua definição e pregou no quadro ao redor da palavra “trabalho”. Fez-se uma comparação dos significados com as gravuras vistas anteriormente. De forma individualizada, opinaram quais representavam um trabalho, justificando suas respostas.
No segundo momento foram apresentados em papel madeira o provérbio e o verbete de um dicionário a respeito de “Trabalho”, sugeridos na atividade 7, TP 3, p. 30. Discutiram-se, então, as características e suportes de cada um. Em seguida, responderam três perguntas retiradas do TP 3, página 31:

1 - Se você estiver procurando saber as significações de trabalho, a qual dos dois textos recorre? Por quê?

2 - Se você quisesse dar um conselho a alguém, qual dos dois textos usaria?

3 - Qual dos dois textos assemelha-se ao texto produzido por vocês? Por quê?

No início da atividade foi difícil, porque três alunos não conseguiram se integrar ao trabalho, prejudicando o andamento do que era proposto. Infelizmente tiveram que ser afastados. Após esse incidente tudo transcorreu conforme planejado. A participação dos alunos foi gratificante. Apenas um pouco barulhenta, pois todos queriam falar ao mesmo tempo e não ouviam o outro. Mas foi só questão de controle e voltou a fluir normalmente. Ficaram eufóricos ao serem fotografados.
Depois de expostas e registradas suas opiniões e comparadas ao verbete do dicionário e o provérbio, perceberam que todos estavam relacionando trabalho à questão de dinheiro e sobrevivência. No final, concordaram com os outros significados e relações que esta palavra tem.
Apesar do tempo limitado, a discussão levou-os a entender as diferenças e semelhanças na produção de textos, que variam de acordo com a utilização que se dará deste, mesmo sem especificar o termo gênero textual.
Mesmo com a falta de colaboração de alguns alunos e a minha grande dificuldade com a utilização da informática para realização desse trabalho, considero que foi concluído com um saldo positivo para mim e meus alunos.


Parte III - Proposta de atividades (120 minutos)

Nosso terceiro passo foi propor uma atividade com o texto "A casa":

1. Temos aqui uma proposta de atividade. Você deve se juntar a dois ou três outros colegas e desenvolvê-la.Planeje atividades de leitura, interpretação e produção de textos visando à análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais que esses exemplos realizam.
Neste momento, os alunos formaram dois grupos e produziram novas versões baseadas no texto lido (de venda, aluguel, tombamento, roubo). Cada equipe escolheu um gênero para reescrever o texto e apresentá-lo no grande grupo. Surgiram versões como: poema e classificado. Cada grupo produziu um texto com base nas referências do texto lido. Vejam o resultado das produções realizadas por cada grupo.


ATIVIDADE DA OFICINA

1º GRUPO – Marinalva da Silva Avelino
Sueli F. C. da Silva
Terezinha Azevedo da Silva

Aluga-se uma casa

Aluga-se enorme casa
Uma verdadeira mansão
Construída em dois andares
Para uma melhor visualização.

Os muros revestidos de pedra
Com entrada pela lateral
Jardins extremamente cuidados
Para lazer é um lugar ideal.

A meio quilômetro do centro
Essa linda casa você encontrará
Que por motivo de viagem
Preciso urgentemente alugar.

São três dormitórios em cima
Embaixo, cozinha, escritório e sala
Passarelas para caminhadas
Não hesite, venha logo alugá-la.



2ºGrupo
Alunas: FRANCISCA OLIVIA ANDRADE DANTAS DA SILVA e
MARIA DE JESUS CATÃO

PRODUÇÃO DE TEXTO

A CASA

Compra-se uma casa
Com portas e janelas
Que bem-te-vis batem asas
Sobre as rosas amarelas.


Compra-se uma casa
Com infinito jardim
Pra passear com meu bem
Sem pensar em mais ninguém.


Compra-se uma casa
Que seja toda bela
Que o seu muro
Seja revestido de pérola.


Compra-se uma casa
Onde as crianças possam brincar
Ouvindo a melodia
Dos pássaros a cantar.

Quem souber desta casa
Por favor me avisar
Pois esta é a casa dos meus sonhos
Que quero realizar.


Parte IV – Avaliação da oficina (20 minutos)

A avaliação do grupo em relação a oficina desenvolvida foi bastante satisfatória, percebemos o interesse de todos no desenvolvimento das atividades e debates, assim como, o empenho na produção da proposta de produção textual solicitada.

Parte V - Proposta de atividades (20 minutos)

Propomos o estudo das tipologias textuais e a leitura de alguns textos teóricos, já comentados em sala. Provocamos a curiosidade pelas unidades 11 e 12 e salientamos a necessidade de se desenvolver mais um Avançando na Prática para ser socializado no próximo encontro.



GESTAR II –Sábado, 16 maio de 2009
Encontro Inaugural
Formadora: Gianka S. Bezerril
Local: CENEP/RN
Data: 16/05/09

Carga horária: 4h

AULA 1

A primeira aula do GESTAR II de Língua Portuguesa do município de Natal, no ano de 2009, foi realizada no dia 16 de maio de 2009, com a carga horária de 4 horas.
A aula foi iniciada com a entrega dos Cadernos de Teoria e Prática e dos demais materiais aos cursistas. Analisamos a estrutura e conteúdo dos cadernos, conforme orientação do Guia Geral, em seguida a AAA3. Também esclarecemos que a partir daquele momento todos deveriam criar um blog individual, servindo posteriormente como portifólio, e o mesmo deve ser parte do blog da formadora para que ela possa enviar todas as notícias, as atividades e fotos para o blog coletivo “Gestar II Potiguar” e acompanhar de perto o desenvolvimento das oficinas. Percebemos, neste momento, a dificuldade de alguns alunos com a proposta, pois alguns ainda não possuem computadores.
Finalizando o encontro, orientamos a leitura de alguns textos teóricos e das unidades 9 e 10 do TP3 - Gêneros e Tipos Textuais, solicitando uma lição de casa (Avançando na Prática) a escolha do aluno, entre os muitos disponíveis nas duas unidades. Justificar

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